quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Coleta de Dados: Artigo científico-CFC

    
* Ultimamente, com o fenômeno do aquecimento global, milhões de pessoas se mobilizaram sobre o tema, principalmente quando o assunto estava relacionado aos gases nocivos para a camada de ozônio. E assim, milhares de ONGs foram criadas para tratar do assunto. Porém, até hoje o problema não foi totalmente resolvido.

* Após a revolução industrial, a emissão de gases tóxicos tomou proporções fora do comum, até então. As fábricas começaram a emitir grande quantidade desses gases, em proporção jamais vista pela humanidade.

* A relação entre o ozônio e o CFC foi descoberta na década de 70, por dois cientistas (F. Sherwood Rowland e Mário Molina), eles suspeitavam que havia muito clorofluorcarbono em substâncias feitas sinteticamente a partir da década de 20 e tais substâncias eram liberadas de alguma forma na estratosfera, provocando radiação e consequentemente, prejuízo na camada de ozônio.

* A proibição do CFC em produtos aerossóis (não essenciais) ocorreu em 1977, nos EUA. A Noruega, Suécia e Canadá foram outros países que diminuíram a produção do clorofluorcarbono e seu consumo.

* O CFC está presente em produtos como refrigerantes, solventes, sistema de ar condicionado, sistema de proteção contra incêndio, espuma, etc. Podendo estar, ou não, na forma de aerossóis.

* Já em 2001, dezenas de países haviam ratificado a "Convenção de Viena" e o "Protocolo de Montreal", acordos que tem como objetivo de diminuir  a emissão e consumo desse gás.

* Em 2006, o problema gerado pelo CFC foi dado como praticamente resolvido, em uma conferência internacional.

* O Ozônio se encontra na baixa atmosfera, principalmente no grandes centros urbanos, criando um "smog" fotoquímico, ou seja, "bolhas" de poluição geradas por reações fotoquímicas. Esse smog contribui para o desenvolvimento de infecções respiratórias.

* Existem várias substâncias prejudiciais à camada de ozônio, mas o CFC é o único proibido, mesmo não sendo o mais devastador. Outras substâncias como tetracloreto de carbono, dióxido de nitrogênio, metilcloroformio afetam muito mais a atmosfera e mesmo assim, são lícitos.

Larissa Luersen nº 18

Fonte: (http://www.geoambiente.ufba.br/OZONIO.pdf).

Um comentário:

  1. Meninas, precisamos combinar um experimento para o artigo de vcs. Tenho uma sugestão para buscar dados e construir os argumentos. Está ficando ótimo.
    Muito bem. Bjs
    Mônica

    ResponderExcluir