quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Considerações Finais

  Após término das pesquisas e reflexões a respeito de o gás CFC ser ou não o grande vilão para as nossas vidas, foi possível definir duas linhas distintas de pensamento a esse respeito. Em primeiro plano, tem-se uma importante conclusão acerca do assunto: apesar de grandes investimentos dos governos e pressões gerais de ambientalistas e organizações do gênero,  muitas empresas de grande e/ou pequeno porte ainda se mantêm fabricando produtos aerossóis que contém o terrível poluente CFC,que continua sendo liberado por todo o mundo, além de vir continuamente causando buracos na camada de ozônio e suas terríveis conseqüências à vida terrestre. Além disso, essa linha de pensamento contém em seu teor a informação de que muitas empresas, com o objetivo de enganar os fiscalizadores ambientais, substituem, na fórmula dos produtos, o gás CFC por seus semelhantes (ex: PFC - perfluorcarboneto), que, na maioria das vezes, causam similar ou pior dano à vida na Terra.
 Em outro plano, podemos encontrar a última, porém não menos importante, linha de pensamento conclusiva. A mesma diz que, por conquista de investimentos dos governos e por ajuda das pressões de ambientalistas  e organizações do gênero, o gás CFC é, hoje em dia, uma ameaça vencida, pois é encontrado na composição de pouquíssimos produtos comercializados ao redor do mundo. Além disso, segundo essas fontes totalmente positivistas, o gás CFC é parcialmente nulo no que se diz respeito à sua liberação nos dias atuais, e suas ações contra a camada de ozônio também estão perto da eliminação.

 Por fim, pode ser visto que, em muitos debates de diferentes gêneros, surgem duas ou mais linhas de pensamento conclusivas. O caso do debate referente ao gás CFC ainda ser ou não o vilão seguiu a mesma lógica, pois, como foi visto, o gás deteriorador pode ser ainda o grande inimigo da Terra. Contudo, por outro lado, isto vai depender muito do ponto de vista analisado e de como se encara o mundo e seus problemas ambientais na atualidade. O CFC, por mais que seja atualmente menos liberado na estratosfera, ainda gera consequências negativas ao nosso planeta, portanto, não é porque o mundo está tentando - e com sucesso - curar gradativamente a Terra, que as campanhas ambientalistas devem parar de pressionar as indústrias. Além de o CFC ser nocivo à camada de ozônio, a culpa pelo estado do planeta não é unicamente deste: os consumidores de aerossóis contribuem, racionalmente ou não. E é por isso que a conscientização mundial é importante: quanto mais souberem acerca da preservação do nosso lar, mais tentarão fazer que os seres vivos na Terra sofram cada vez mais, e por culpa dos seres humanos.
 Apesar de uma detalhada pesquisa realizada para responder à pergunta em questão, é muito provável que outra específica surja na mente dos mais interessados: será mesmo que a vida do Planeta Terra está mesmo a salvo dos diversos impactos ambientais?

Nenhum comentário:

Postar um comentário