quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Desenvolvimento - artigo científico

1- Histórico 

            Como se sabe, cada conhecimento que o mundo possui atualmente, por mais antigo que pareça, foi novo algum dia. Por isso, seguindo a lógica, o fenômeno causado pelo excesso exagerado da camada de ozônio também teve o seu início - não foi sempre como é hoje, extremamente comentado. Muito pelo contrário, as pessoas sequer sabiam de sua existência, e os que tinham consciência simplesmente ignoravam.  
A preocupação com a emissão de poluentes deu-se ainda no século XX, nas épocas próximas às décadas de 1970 e 1980. Alguns portadores da substância toxicológica em estudo (clorofluorcarboneto) foram inventados ainda antes dessas décadas, como os refrigeradores, criados no ano de 1858 (século XIX), e os aparelhos de ar condicionado, inventados em 1902 (século XX). Porém, foi depois disso que a presença dos CFCs foi descoberta afetando a atmosfera terrestre.    
Um cientista inglês, James Lovelock, por meio de estudo e investigação assíduos, descobriu a primeira subdivisão dos CFCs: o triclorofluorometano, comercialmente conhecido como CFC-11. Segundo o estudo realizado em 1970, o CFC-11 atuava perigosamente na atmosfera da Irlanda Ocidental, tornando-se fonte de preocupação para o investigador. Ainda mais interessado no assunto, Lovelock descobriu outro gênero de clorofluorcarboneto, o diclorodifluorometano, comercialmente conhecido como CFC-12, que, em conjunto com o CFC-11, tinha concentração troposférica, na região, de 0,23 nanomol/mol. Foi com a intriga de Lovelock que foi descoberto o fato de que a concentração da substância toxicológica combinava com a quantidade da mesma produzida, que aumentava gradativamente à medida que a Revolução Industrial aflorava na Europa.
Após a Revolução Industrial (século XIX), a emissão de CFC com absoluta certeza aumentou, porém apenas um século depois os seus efeitos passaram a ser estudados e medidas começaram a ser tomadas para que a Terra não fosse machucada. É certo que tal propósito ainda não foi atingido, contudo nossos conhecimentos notavelmente avançaram a partir do século XX. Conhecimentos a que o mundo inteiro é grato a James Lovelock.

2 – CFC – Composição e localização
Como, sabemos, o CFC é um gás nocivo para a camada de ozônio, mas a questão é: do que é feito esse inimigo da natureza, quimicamente falando? Basicamente, a composição química do CFC é cloro (Cl), flúor (F) e carbono (C), dái o nome "clorofluorcarbono/clorofluorcarboneto".
 O CFC pode estar presente em vários produtos, como por exemplo os aerossóis. Exemplos disso são os sprays de cabelo, secantes de unha, desodorantes, protetores solar entre outros. Mas, os clorofluorcarbonos também podem ser encontrados em produtos de outras linhas, tais como sistemas de ar condicionado, extintores de incêncio e até mesmo em refrigerantes.
3– Os buracos na camada de ozônio

Do CFC liberado no meio-ambiente, 75% das emissões são oriundas dos aerossóis, 15% são emitidos por fugas em sistemas de refrigeração e ar condicionado e o restante é oriundo do uso como solventes, em especial para limpeza delicada de circuitos eletrônicos (são montados os chips, expansores utilizados na fabricação de espumas e agentes extintores usados no combate a incêndios e outros).
        A temática do CFC dá às pessoas a oportunidade de pensar a respeito de sua atuação no ambiente terrestre. Afinal, como essa substância age para conseguir causar tamanhos impactos em nossa atmosfera? (Segundo dados de fontes confiáveis, 80% a 90% de todo o ozônio do planeta encontra-se a 20km ou 30 km de altitude, portanto, na estratosfera).
Para começar, entendamos o conceito de camada de ozônio: não é considerada uma camada densa, por isso encontra-se em altas altitudes, já que, caso fosse próxima ao mar, teria uma espessura bem mais fina devido à grande pressão atmosférica encontrada em locais mais baixos. Essa camada nos protege contra raios solares ultravioletas (UV-C) , bloqueando-os para que estes não nos atinjam de tal maneira a criar problemas de saúde (como o câncer de pele, por exemplo).
            Quando os CFCs atingem uma altitude superior à da camada de ozônio, entre 15 km e 30 km (dependendo da altitude), são decompostos pela radiação ultravioleta, que os desestabiliza, fazendo-os liberarem átomos de cloro, flúor e bromo. O cloro, a partir de então, pode participar de ciclos de reações catalíticas que destroem o ozônio (formado por três moléculas de oxigênio). O resultado disso é o conjunto de equações químicas presentes abaixo:

(qnesc.sbq.org.br/online/qnesc02/atual1.pdf)

                No entanto, esse ciclo regenera os átomos de cloro, o que pode acabar destruindo milhares de moléculas de ozônio. Em altas altitudes, há um grande número de moléculas isoladas de oxigênio, então somente nesses locais é apropriada a ocorrência desse processo regenerador de monóxido de cloro. Porém, pesquisas nos mostram que há 40 km do solo já são destruídas pequenas quantidades de ozônio.
                Agora, um dado interessante: na Antártida, durante a primavera boreal (ou mesmo no fim do inverno boreal, que corresponde ao fim de agosto e o mês de setembro inteiro) , percebe-se uma constante destruição da camada de ozônio (destruição sazonal de ozônio austral). O interessante desse fato é que, nessa região e nessa época do ano, quase não existem átomos isolados de oxigênio. Assim, o monóxido de cloro participa reagindo consigo próprio, causando a sua regeneração. A causa dessa formação em alta quantidade de cloro surpreendeu os cientistas, ainda mais com o fato de que essas quantidades se mantém inalteradas. O conjunto de motivos desse fenômeno são as nuvens que se formam durante o inverno austral, pois nas partículas presentes na superfície dessas nuvens que ocorrem as reações heterogêneas de cloro, causando o buraco de ozônio antártico. O INPE de 2006 explica: “o máximo de concentração é estabelecido no fim do inverno, ou no começo da primavera, e o mínimo se verifica durante o outono. Durante a primavera a quantidade de ozônio encontrada em altas latitudes é maior, e em baixas latitudes menor, do que aquela que poderia ser prevista utilizando a teoria fotoquímica. Neste caso, a distribuição da intensidade de radiação solar sugeriria a formação de um máximo durante o verão sobre a região equatorial. Portanto, as causas desse fenômeno podem ser relacionadas aos padrões de circulação atmosférica. No início da primavera, a estratosfera próxima às regiões polares é caracterizada por fortes correntes de ar descendentes. Deste modo, o ozônio gerado em camadas acima de 20 km de altitude é transportado por estas correntes de ar em direção às camadas mais baixas, e uma circulação é formada com o ar fluindo em direção aos pólos na alta estratosfera e em direção ao equador na baixa estratosfera. O ozônio acumulado nesta região é transferido para a troposfera durante o verão”.
            Confirma-se assim, após a análise de todos esses dados, que não somente os produtos que contém a substância CFC inserida na sua composição são os principais vilões do ozônio, mas o próprio cloro, por si só, já pode causar reações heterogêneas destruidoras da camada de ozônio, o que pode ser confirmado na zona climática glacial polar antártica.

4 – Impactos Maléficos na vida 

            Como já foi visto anteriormente, a camada de ozônio tem o papel de proteger as pessoas contra a radiação ultravioleta vinda do Sol, e, como também já fora visto, o CFC possui a capacidade de destruí-la sem esforços. Supondo uma detruição de certa parte de nossa protetora camada de ozônio, o resultado seria a entrada excessiva da radiação UV em nossa planeta, o que é praticamente a morada do perigo com que o mundo tanto se preocupa, pois é essa radiação que, em contato com os seres humanos, acaba provocando o câncer de pele,uma doença gravissima que mata milhares de pessoas por ano em todo o mundo. A radiação ultravioleta afeta também o sistema imunológico, minando a resistência humana e assim abrindo portas para doenças como a herpes.
            Porém, os seres humanos não são os únicos atingidos pelos raios ultravioleta, uma vez que todas as formas de vida podem ser debilitadas por ações do mesmo. Acredita-se que, em níveis execivos da radiação, a fauna em geral pode ser afetada e extinta pelo mesmo, e isso pode consequentemente gerar uma diminuição da produção agrícola e pecuária, o que desencadearia uma falta de alimentos para os seres humanos. A vida marinha também está seriamente ameaçada por essa radiação, especialmente o plâncton que, por viver na superfície do mar, corre um enorme risco de extinção. Além do mais, esses seres microscopicos estão na base da cadeia alimentar marinha, tendo o papel de absorver mais da metade das emissões de dióxido de carbono (CO²) do planeta, causando um enorme déficit para o mundo caso fossem extintos.
             É desse modo que pode ser visto um simples buraco na camada de ozônio, causado por uma mera emissão de CFC. Mas há provas, explícitas no decorrer da explicação, que comprovam que existe uma interpretação mais realista e detalhada para o fenômeno: a destruição gradativa da camada de ozônio pode causar inúmeros transtornos para o decorrer da vida no planeta, podendo gerar graves problemas em diferentes ecossistemas (terrestre, marinho...), e para diferentes formas de vida (seres humanos, plantas,animais terrestres e marinhos etc...). Cuidado, o CFC pode matar!
 5 - CFC – Tabela Economia ´

Experimento 1:

Esta experiência foi realiazada no Super Mercado Extra localizado Av. Dr. Ricardo Jafet  nº150, nela analizamos os rótulos de diversos produtos, com o objetivo de averiguar se o mesmo tinha em sua formula o gás CFC, e o resultado acabou sendo o apresentado na tabela abaixo: 

                                     Contém                          Não contém
Charming (Hair Spray/mouuse gloss)
Nívea (Silver Protect For men)       Karina (fixador para cabelos)
Gilette (Sevies- Creme de barbear)Nívea (Espuma de barbear)
Teti Sarnol Sparay (Pet Shop)Bic (espuma de barbear)
Vichy (Desodorante)Bozzano (espuma de barbear)
Neutrogena/ Fresh Cooling (Protetor Solar-  helioplex)Gilette prestobarba
CalminexRexona (desodorantes- Todos os avaliado)
clipperSP Cotty (desodorante)
                                         xMonange (desodorante)
                                         xBrut
                                         xRaid
                                         xRepelex
                                         xFerra Cupim
                                         xBom Ar Air Wick
                                         xFort
                                         xOff
                                         xMorntein
                                         xLysoform (Bombril)

Com base nos dados da tabela, foi possível concluir que os produtos sem CFC têm maior lugar no mercado, portanto, as campanhas e projetos que visam a diminuição do clofluorcarbono nos aerossóis surtiram efeito, porém não totalmente. Uma parcela menor desses aerossóis ainda possuem CFC em seu conteúdo. Mas, esse número tende a diminuir cada vez mais.

Experimento 2:

 
  Esta experiência foi realizada na farmácia do Super mercado Extra localizado na Av. Dr. Ricardo Jafet  nº150, onde por cerca de uma hora foi analisado quantas pessoas entravam na drogaria e adquiriam produtos que continham ou não o gás CFC. Durante o tempo de análise entraram lá e adquiriram produtos cerca de 40 pessoas. E resultado acabou sendo o exposto a seguir no gráfico de barras:





Análise do Gráfico: Sabe se que das 40 pessoas observadas apenas 10 analisaram o rótulo dos produtos, ou seja, os clientes que em sua maioria adquiriram produtos sem CFC não cometeram essa ação por preocupação com o meio ambiente ou por verem que aquele era mesmo um bom produto (por não conter o gás) e sim por falta de atenção ou por terem tão grande interesse na compra desse produto que não se deram ao trabalho de analisar seu respectivo rótulo .Então por conseqüência desse fato pode se conclui que grande parte dos consumidores de produtos com aerossol tem falta de atenção e despreocupação com a proteção do meio ambiente, pois adquirem sem saber produtos que contem em sua formula o gás CFC



Indústrias e corporações

Foi com muito esforço e trabalho que os ambientalistas conseguiram parte do que desejavam: corporações e campanhas contra o uso dos clorofluorcarbonetos na Terra. Um dos pactos é conhecido como Protocolo de Montreal, assinado pelo Brasil a partir do Decreto No 99.280, promulgado em 07/06/1990. A campanha teve algum sucesso, porém não completo; ainda havia produtos à base de CFCs circulando pelo mercado. O PBCO (Programa Brasileiro de Eliminação da Produção e do Consumo das Substâncias que Destroem a Camada de Ozônio), assim como o Protocolo de Montreal, foi uma das medidas encontradas pelo governo a fim de reduzir a emissão da substância toxicológica em estudo. 
     Antigamente, a campanha, com propósitos apoiados por grandes instituições internacionais (como, por exemplo, o Banco Mundial, UNIDO, Governo Canadense, etc), tinha grande efeito sobre os maiores emissores de CFC, dando à organização um grande e merecido crédito por começar a criar resultados. Porém, uma parte da população brasileira não se alegrou com a medida: os comerciantes e os donos das mais diversas indústrias. A campanha do PBCO claramente atrapalhava a produção dos mesmos, consequentemente interferindo de modo negativo no comércio e no lucro. Sem a utilização do CFC, era um tremendo desafio aos produtores criar uma nova fórmula para a venda do produto, muitas vezes optando ou por suspender a produção, ou por desistir do projeto das novas campanhas.
     Foi assim que, com murmúrios dos comerciantes, os governantes do PBCO começaram um levantamento de possibilidades sobre a intervenção acidental na economia das indústrias. Alegando não poder ser possível o uso de diversos alternativos para o CFC (por exemplo, o HCFC - hidroclorofluorcarboneto - passou a ser proibido por ser bastante inflamável), o governo suspendeu a campanha, dando mais importância à economia ameaçada de parcela da população e também ao consumismo, do que à saúde da Terra.
     Mais uma vez na história do mundo, o dinheiro e o poder venceram ideais mais fortes.

Um comentário:

  1. Oi, meninas
    Acho que tem uma confusão aqui em relação à revolução industrial. Existiram 3 revoluções industriais. A 1a é do século XVIII, com a criação da máquina térmica , seu uso como fonte de energia para o funcionamento de vários tipos de máquinas propiciou o in[icio e crescimento das industrias. A 2a rev. industrial é do séc. XIX. Nesse caso, houve troca da fonte de energia e para os tipos de máquinas criadas - trata-se das fontes de energia elétrica e aparelhos eletromagnéticos ( como os de telecomunicações- telégrafo, telefone,m rádio). A 3a é a atual - a da sociedade da informação, do uso dos computadores, internet, nanotecnologia ( cabos de fios ópticos) e alto conhecimento das partículas subatômicas. De qual dessas rev. vcs estão falando? Por que o CFC aumenta com as rev. industriais. Eles estão ligados a que tipo de máquinas e produtos citados aqui?
    uidado com a escrita do texto. Achei trechos muito parecidos aqui
    http://www.conhecer.org.br/enciclop/2008B/a%20camada%20ozonio.pdf
    Sempre reescreva e em casos raros coloque entre aspas e cite autor e ano .
    Vcs precisam contar de onde surgiu a tabela. Contem a sua experiência: onde foram ( mercado), o que fizeram ( levantaram marcas vcendidas e leram os r´toulos para achar ou não o produto), contaram quantas e quais marcas e produziram a tabela. É o ponto alto do trablaho. Valorizem. Gostei também da análise quanto à proibição e a dificuldade em achar um substituto. Mas acima vcs dizem que a mairoia dos produtos trocou a substância, Ficou um buraco aqui. Como foi isso?
    Estou gostando muito. Parabéns.
    Bjs
    Mônica

    ResponderExcluir